TERMOS E CONDIÇÕES DE USO DA ALAN TURING
Atualizado em 12 de março de 2025
1. INFORMAÇÕES GERAIS
Estes termos e condições de uso (“Termos”) especificam um acordo legal entre pessoas que desejam contratar serviços baseados em inteligência artificial (“Usuários Clientes”) e fornecer serviços baseados em inteligência artificial (“Usuários Prestadores”) e o Bemfeitor Alan Turing Inteligência a Serviço do Bem de Todos Ltda., uma sociedade limitada fornecida no Brasil, e seus fornecedores e afiliadas (coletivamente, “Alan Turing” ou “nós”).
serviços, a plataforma, o site www.alanturing.com , juntamente com os aplicativos móveis, são denominados coletivamente como “Site da Alan Turing”, uma plataforma de serviços que facilita nossas comunicações e interações entre Usuários Clientes e Usuários Prestadores. Nesse sentido, Alan Turing oferece um método para a contratação de serviços baseados em inteligência artificial. Consequentemente, a Alan Turing não faz parte de nenhum acordo contratual entre o Usuário Cliente e o Usuário Prestador, pois apenas facilita as conexões entre as partes, sendo todos os serviços baseados em IA realizados por terceiros sem vinculação com a Alan Turing, não tendo esta responsabilidade por alguns serviços prestados, ou pelos atos, ou omissões de terceiros.
Estes Termos regem seu uso em nossa plataforma de serviços. Os termos “você”, “seu” ou “seus” referem-se ao Usuário Cliente ou Usuário Prestador conforme aplicável.
2. OS SERVIÇOS
um. O SITE DA ALAN TURING É APENAS UM ESPAÇO
O Site de Alan Turing é um mercado eletrônico onde Usuários Clientes e Usuários Prestadores podem se identificar e comprar e vender serviços baseados em inteligência artificial online. Esses serviços específicos solicitados por Usuários Clientes, que devem ser realizados pelos Usuários Prestadores, são denominados, doravante, “Serviços de IA”.
A Alan Turing oferece serviços a Usuários Clientes e Usuários Prestadores, incluindo a hospedagem e a manutenção do Site de Alan Turing, e permite a celebração de contratos entre Usuários Clientes e Usuários Prestadores. Quando isso acontecer, o Usuário Cliente e o Usuário Prestador utilizam o Site de Alan Turing para se comprometer, comunicar, faturar e pagar online, de acordo com o parágrafo 2.b. destes Termos.
A Alan Turing poderá entrar em contato com os usuários através do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Para esses fins, os representantes se identificam com a identidade de Alan Turing. A Alan Turing não solicitará nenhum pagamento, troca de senhas ou dados de acesso. Se você receber alguma comunicação ou notificação sob a identidade de Alan Turing, mas houver alguma suspeita sobre sua veracidade, comunique-se com o suporte de Alan Turing aqui: https://www.alanturing.com/contato/ .
A ALAN TURING, ATRAVÉS DO SITE DA ALAN TURING, OFERECE INFORMAÇÃO E UM MÉTODO PARA OBTER SERVIÇOS DE IA, MAS NÃO FORNECE NEM PRETENDE FORNECER TAIS SERVIÇOS DE IA, PORTANTO, NÃO TEM RESPONSABILIDADE ALGUMA PELOS SERVIÇOS DE IA E/OU O PRODUTO DE TRABALHO QUE LHE SEJAM ENTREGUES PELOS USUÁRIOS PRESTADORES AOS USUÁRIOS CLIENTES, INCLUINDO, A TÍTULO ENUNCIATIVO E NÃO TAXATIVO, AS GARANTIAS DE IDONEIDADE PARA UM FIM DETERMINADO OU CUMPRIMENTO DE LEIS, REGULAMENTOS OU CÓDIGOS. NESTE SENTIDO, A ALAN TURING NÃO ESTÁ AFILIADA, RESPALDADA NEM PATROCINADA POR NENHUM FORNECEDOR EXTERNO.
b. SERVIÇOS ENTRE USUÁRIOS
No momento da adjudicação de um projeto por parte do Usuário Cliente a um Usuário Prestador e a livre do Usuário Prestador no Site de Alan Turing, considere-se-á que o Usuário Cliente e o Usuário Prestador celebraram um contrato (o “Contrato de Serviços”), em virtude do qual o Usuário Cliente concorda em comprar e o Usuário Prestador concorda em prestar os Serviços de IA.
O Usuário Cliente e o Usuário Prestador podem celebrar um acordo entre eles separadamente destes Termos, desde que tal acordo não contenha nenhuma disposição contratual contraditória com estes Termos.
O Usuário Cliente é o exclusivo responsável por garantir que cumpra com suas obrigações perante os Usuários Prestadores. Se não o fizer, é possível ser responsável perante o Usuário Prestador em questão. Por sua parte, se um Usuário Prestador não cumprir alguma obrigação perante o Usuário Cliente, ou causar danos à sua propriedade, ou a seus direitos, o Usuário Cliente é o único responsável por exercer os direitos que possa ter. Deixa-se constatar que Alan Turing não tem nenhuma responsabilidade de exercer os direitos que correspondem ao Usuário Cliente em virtude de um Contrato de Serviços ou ante danos à pessoa, propriedade ou direitos do Usuário Cliente causados por um Usuário Prestador.
Em função de sua jurisdição, os Usuários Clientes e Usuários Prestadores podem ter direitos em virtude de garantias legais que não podem ser restauradas legalmente. Nenhum destes Termos pretende invalidar os direitos que não possam ser excluídos segundo a legislação aplicável.
Cada Usuário Cliente e Usuário Prestador autoriza e aceita que a relação entre o Usuário Cliente e qualquer Usuário Prestador corresponda a um contratante independente. Assim mesmo, nenhuma das disposições destes Termos cria uma associação, empresa conjunta, agência ou relação de emprego entre Usuários Clientes e Usuários Prestadores. Nenhuma das disposições destes Termos deverá ser interpretada como se constituisse uma empresa conjunta, uma associação ou uma relação empregador-empregada entre Alan Turing e algum Usuário.
c. ENTREGAS DO USUÁRIO CLIENTE
O Usuário Cliente concede ao Usuário Prestador um direito limitado, não exclusivo e revogável (a qualquer momento a descrição exclusiva do Usuário Cliente) para utilizar a documentação e/ou informação e/ou bens do Usuário Cliente, conforme necessário para o cumprimento do Contrato de Serviços e a prestação dos Serviços de IA (“Entregas do Usuário Cliente”). O Usuário Cliente reserva todos os demais direitos e interesses, inclusive, o título enunciativo e não tributivo, todos os direitos de propriedade intelectual, com respeito às Entregas do Usuário Cliente. No momento do cumprimento ou rescisão do Contrato de Serviços, ou mediante solicitação por escrito por parte do Usuário Cliente, o Usuário Prestador deverá devolver imediatamente todas as Entregas do Usuário Cliente ao Usuário Cliente e também se comprometer a eliminar todas as cópias das Entregas do Usuário Cliente e o produto de trabalho que se encontrarem nas instalações, sistemas ou outros equipamentos do Usuário Prestador ou de outra maneira sob domínio do Usuário Prestador.
O Usuário Cliente oferece quinze (15) dias corridos para aceitar a entrega de um trabalho realizado por um Usuário Prestador com um valor de até 100 USD. Se o Usuário Cliente permanecer indiferente a essa entrega do Usuário Prestador, entenda-se-á como aceito tacitamente, liberando os fundos correspondentes ao Usuário Prestador.
O Usuário Prestador aceita fornecer uma certificação escrita ao Usuário Cliente que demonstrou a devolução ou isenção das Entregas do Usuário Cliente nos dez (10) dias de ter recebido a solicitação escrita de certificação por parte do Usuário Cliente.
d. PRODUTO DE TRABALHO
Todo trabalho por encomenda que possa estar sujeito a direitos de autor realizados pelo Usuário Prestador em cumprimento de um Contrato de Serviços será propriedade do Usuário Prestador até que o Usuário Cliente tenha realizado o pagamento e o Usuário Prestador o tenha aceitado. Se o Usuário Cliente pagar um valor inferior ao valor acordado no Contrato de Serviços, o Usuário Prestador poderá reembolsar o valor pago dentro de duas (2) semanas da data de pagamento e conservar sua propriedade sobre o Produto de Trabalho.
No caso de os direitos de propriedade intelectual não poderem ser cedidos em virtude da legislação aplicável, o Usuário Prestador, por meio dos presentes Termos, aceita de forma irrevogável e, por meio do presente, conceder ao Usuário Cliente uma licença exclusiva (que também exclui o Usuário Prestador), perpétua, irrevogável, ilimitada, mundial, totalmente paga e incondicional para utilizar e comercializar o Produto de Trabalho de qualquer maneira conhecida atualmente ou descoberta no futuro. No caso de a concessão da licença não ser válida, eficaz ou aplicável em virtude da legislação aplicável, o Usuário Prestador, por meio do presente, aceita irrevogavelmente conceder e, por meio do presente, concede ao Usuário Cliente os direitos que o Usuário Cliente solicita razoavelmente com o fim de adquirir, tanto quanto possível, os direitos equivalentes à propriedade legal total.
A fim de garantir que o Usuário Cliente possa adquirir, formalizar e utilizar esses direitos de propriedade intelectual, o Usuário Prestador: (i) transferirá o domínio, a propriedade e a titularidade sobre meios, modelos e outros objetos tangíveis que contenham o Produto de Trabalho ao Usuário Cliente; (ii) aprovará qualquer documento, mediante solicitação do Usuário Cliente, para assistir ao Usuário Cliente com a documentação, formalização e aplicação de seus direitos; e (iii) oferecerá ao Usuário Cliente assistência e acesso razoável à informação para registrar, formalizar, garantir, defender e exercer esses direitos de propriedade intelectual.
O Usuário Prestador também autoriza irrevogavelmente ao Usuário Cliente a agir e variar em nome do Usuário Prestador e tomar qualquer medida necessária para formalizar os direitos do Usuário Cliente. No caso de que, em virtude da legislação aplicável, o Usuário Prestador conserva algum direito de propriedade, integridade, divulgação e retirada da obra, e qualquer outro direito que pudesse conhecer-se ou ao que pudesse referir-se como “direito moral” (coletivamente, “Direitos Morais”) ou outros direitos inalienáveis sobre o Produto de Trabalho e/ou informação confidencial em virtude do Contrato de Serviços, o Usuário Prestador aceita irrevogavelmente renunciar e, por meio do presente, renuncia a todos esses direitos ou, não caso o Usuário Prestador não pudesse renunciar a tais direitos, o Usuário Prestador aceita que não exercerá ditos direitos, até que o Usuário Prestador tenha fornecido uma notificação prévia por escrito ao Usuário Cliente e, em forma posterior, unicamente de conformidade com qualquer instrução razoável que o Usuário Cliente emite com o fim de proteger seus direitos.
O Usuário Prestador deverá garantir que nenhum Produto de Trabalho criado ou enviado pelo Usuário Prestador incluindo software, tecnologia ou outro tipo de propriedade intelectual preexistente, seja que dita propriedade intelectual preexistente seja propriedade do Usuário Prestador ou de um terceiro, incluído, a título enunciativo e não tributivo, o código escrito por companhias de software de propriedade exclusiva ou desenvolvedores na comunidade de código aberto (coletivamente, “PI Preexistente”), sem ter obtido a autorização prévia por escrito do Usuário Cliente para incluir a dita PI Preexistente no Produto de Trabalho. O Usuário Prestador confirma que, sem prejuízo de qualquer outro recurso que possa ter, o Usuário Prestador não terá direito ao pagamento, e deverá reembolsar todos os pagamentos realizados ao Usuário Prestador pelos trabalhos realizados em virtude de um Contrato de Serviços se o Produto de Trabalho contiver PI Preexistente que não foi aprovado de conformidade com esta seção.
e. VETO DE USUÁRIOS
Os Usuários podem estar sujeitos a um processo de veto antes de poderem se registrar e durante o uso que faz o Site de Alan Turing. Embora Alan Turing possa realizar verificações de antecedentes dos Usuários, Alan Turing não pode confirmar que cada Usuário seja quem declara ser e, portanto, não pode assumir nem assumir nenhuma responsabilidade pelas precisão ou veracidade da identidade, da informação de verificação de antecedentes ou da informação fornecida pelo Usuário através do Site de Alan Turing.
AO UTILIZAR O SITE DE ALAN TURING, VOCÊ ACEITA LIBERAR A ALAN TURING DE TODA RESPONSABILIDADE OU DANO QUE POSSA SURGIR A PARTIR DE UM CONTRATO DE SERVIÇOS. A ALAN TURING NÃO É RESPONSÁVEL PELA CONDUTA, SEJA ONLINE OU FORA DE LINHA, DE NENHUM USUÁRIO, INCLUÍDOS OS FORNECEDORES EXTERNOS, E NÃO SERÁ RESPONSÁVEL POR NENHUMA RECLAMAÇÃO, LESÃO OU DANO QUE SURJA EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS DE IA.
f. LICENÇA
Sujeito ao cumprimento destes Termos, a Alan Turing concede aos Usuários uma licença limitada, não exclusiva, não sublicenciável, revogável e intransferível para: (i) acessar e utilizar o Site da Alan Turing em seu dispositivo pessoal exclusivamente em relação ao seu uso do Site da Alan Turing; e (ii) acessar e utilizar qualquer conteúdo, informação e materiais relacionados que possam estar disponíveis através do Site de Alan Turing, em cada caso exclusivamente para seu uso pessoal e não comercial. A Alan Turing e os licenciados de Alan Turing reservam todos os direitos que não sejam expressamente concedidos no presente.
g. RESTRIÇÕES
Os usuários não poderão: (i) excluir avisos de direitos autorais ou marcas comerciais ou outros avisos de propriedade intelectual de nenhuma parte do Site de Alan Turing; (ii) reproduzir, modificar, criar obras derivadas, distribuir, licenciar, alugar, vender, revender, transferir, exibir publicamente, apresentar publicamente, transmitir, publicar, difundir ou explorar de qualquer outra maneira o Site de Alan Turing, exceto conforme expressamente permitido por Alan Turing; (iii) descompilar, realizar engenharia reversa ou desarticular o Site de Alan Turing, exceto conforme permitido pela legislação aplicável; (iv) vincular, duplicar ou usar quadros em nenhuma parte do Site de Alan Turing; (v) introduzir ou implementar programas ou sequências de comandos com o fim de extrair informações, indexar, descobrir ou de outra maneira realizar mineração de dados em nenhuma parte do Site de Alan Turing, ou dificultar ou impedir indevidamente a operação e/ou funcionalidade de qualquer aspecto do Site de Alan Turing; Nem (vi) tente obter acesso não autorizado ou que afete qualquer aspecto do Site de Alan Turing ou de seus sistemas ou redes relacionadas.
h. SERVIÇOS E CONTEÚDO DE TERCEIROS
É possível acessar-se a partir do Site de Alan Turing a serviços e conteúdo de terceiros (publicidade incluída) que Alan Turing não controla. Nesse sentido, você deve registrar que pode aplicar outros termos de uso e políticas de privacidade ao uso que fazem dos serviços e do conteúdo de terceiros. A Alan Turing em nenhum caso será responsável pelos produtos ou serviços desses terceiros.
i. PROPRIEDADE
O Site de Alan Turing e todos os direitos estabelecidos são e continuarão sendo propriedade de Alan Turing ou dos licenciados de Alan Turing. Nem estes Termos nem o uso que fazem do Site de Alan Turing lhe transferirão ou concederão direitos: (i) sobre o Site de Alan Turing ou relacionados com ele, exceto a licença limitada concedida anteriormente; nem (ii) a utilizar ou fazer referência de alguma maneira aos nomes da companhia, logotipos, nomes de produtos e serviços, marcas comerciais ou marcas de serviços da Alan Turing ou dos licenciadores da Alan Turing.